Das muitas formas de ouvir música dos anos 80
Há muitas formas de ouvir música dos anos 80. A melhor forma de o fazer é ao vivo. Paciência, e não nem vale a pena discutir, ao vivo é que é. Felizmente muitos 80s andam na estrada. Alguns evoluíram e adaptaram-se, construindo uma carreira sólida, e mantiveram-se actualizados. Outros perderam o fulgor dos anos dourados e a sua música nunca mais conseguiu alcançar a glória passada. Outros ainda, aqueles pelos quais nutrimos especial carinho, pararam nos anos 80 e daí não saíram, e a sua música é uma reprodução constante, o mesmo som, os mesmos trejeitos, as mesmas mensagens, mas com mais rugas.
Outra forma que temos de ouvir música dos anos 80 é nas festas temáticas das discotecas e similares, cheias de gente que viveu os 80s como se no final da década fosse ocorrer uma catástrofe nuclear.
Entre a música ao vivo e as festas temáticas, encontramos uma espécie de meio-termo: as bandas de covers. Os Oitentamente, que encontrei via Facebook, são uma dessas bandas. E não vão nada, mesmo nada mal.
Outra forma séria de ouvir música dos anos 80 é recorrermos à tecnologia da época: vinil, gira-discos, cassetes, walkman. E caramba, assim temos a música, a qualidade e o ambiente dos 80s.
Outra forma bastante rápida e eficaz é encontrar rádios on line dedicadas aos anos 80. E a coisa não é fácil. Em primeiro lugar porque é difícil encontrar aquela rádio de que gostamos mesmo a sério. Depois, a maior parte destas rádios não se dedica apenas aos anos 80, emparelham com os anos 70 e com os anos 90, e apresentam a música como se ela fosse "nostálgica" - e para nós a música dos anos 80 não é nostálgica, é o que de mais actual existe. Ponto final.
Posto isto, deixo-vos algumas sugestões das melhores rádios on line que fui vendo e ouvindo pela Internet. E 'tá a ouvir.
M80. Dedicada aos anos 70, 80 e 90
Rádio Trash. Rádio on line do Brasil, com uma quantidade inacreditável de categorias: da música Brega e Sertaneja dos anos 80, passando pela Fafá de Belém e pelo Fábio Júnior até à Legião Urbana e ao Michael Jackson.
Sem comentários:
Enviar um comentário