True - Spandau Ballet. 1981 |
Os Spandau Ballet deixaram uma "True" mark na música dos anos 80
Quem no seu perfeito juízo chamaria Spandau Ballet a uma banda de música? A mãe deste menino mandava-o logo internar. "Mãe, vou formar uma banda de pop, assim electrónico, vá, e vou-lhe chamar Spandau Ballet." A minha mãe punha-me a xanax durante uns 100 anos. No mínimo. E depois era manicómio com ele. Ainda me iria visitar umas 2 vezes, mas depois pensava "Spandau Ballet? Spandau Ballet?". E pronto, deixava-me entregue às enfermeiras malucas.Estes rapazes, os Spandau Ballet, que têm mães benevolentes, juntaram-se em Londres no final dos anos 70, com o bem mais recatado nome de "The cut". Como não gostaram, mudaram para "The makers". E depois foi a loucura. Chegaram anos 80 a chamarem-se Spandau Ballet. Ele há cada uma! E afinal qual é o seu significado? Diz-se que foi durante uma visita a uma cidade alemã, chamada Spandau, lá está, e depois de virem uma cena pintada num muro, que mudaram de nome. Para Spandau Ballet, os doidos. Devia haver ballet para aquelas bandas.
Estes rapazes lançaram, em 1981, o álbum "True", e tungas!, apareceram em tudo quanto é top no mundo. Verdade, verdadinha é que nunca lhes liguei puto, não lhes achava piada, pronto, achava-os sonsos, sem rasgo, sem nada assim diferente. E aquele ar de sofredor do Tony Hadley, o gajo que cantava, metia-me um bocado de impressão. Mas os rapazes do Spandau Ballet lá se safaram. E bem. E as pessoas até gostam e isso tudo. Enfim.
Do álbum "True" foram retirados vários singles, entre os quais o que dá o nome ao álbum. Esta música ainda se ouve muito bem. Mantém-se fresquinha, apesar da passagem dos anos.
Parece que voltaram a juntar-se em 2009, e até lançaram novo álbum, "Once More", com duas novas músicas e remisturas de temas antigos. Este "True" está lá.
True continua in; aliás, tornou-se intemporal, uma das maiores referências musicais dos anos 80. Vários samples da música têm sido reciclados por outros artistas. O Hip Hop de PM Dawn precisou de True em Set A Drift On Memory Bliss (1991), assim como Nelly, com 'N' Dey Say (2004).
Sem comentários:
Enviar um comentário