As 80s ballads

century 80s ballads
Lover why - Century. 1985


As 80s ballads são um mundo à parte na música dos anos 80

Os anos 80 foram pródigos na construção e consolidação de géneros musicais, do new wave ao electrónico, ao acid house, ao hip-hop, ao metal, etc.. No entanto as baladas são outra coisa. Sim, as 80s ballads são um mundo à parte na música dos anos 80. Eu digo já o nome como deve ser: são os slows, seus incultos do século XXI. E a gente ficava ali a dançar muito agarradinhos quando começava os slows, corpo com corpo. Pronto, coisa que agora não se vê, vá. Graças a Deus pelas 80s ballads: a malta podia descansar depois de andar feito tonto a pular de um lado para o outro quando rodava o Tarzan Boy, ou a fabulosa e incomparável Sabrina (sim, eu prometi e cumprirei: hei de escrever um post absolutamente mítico sobre a Sabrina).

Uma 80s ballad como deve ser preenche determinados requisitos.
1. Uma guitarrada à bruta a meio da música, mas mesmo a esgalhar, assim completamente desesperada porque a amada fugiu com outro, muito mais bonito mas que não a ama tão genuinamente como o trovador.
2. Uma voz potente e que manda uns agudos lá para o meio, quando chega ao refrão, como se alguém estivesse para morrer ou para parir um filho.
3. Uma letra triste e depressiva; se dissesse pelo meio "vou morrer se não me quiseres", tanto melhor.
4. O vídeo da música deveria intercalar uma actuação ao vivo da banda com a procura desesperada de um homem pela sua apaixonada.
5. O cabelo. Está tudo no cabelo. Ninguém levaria a sério uma 80s ballad se o cantor não tivesse uma grande juba no cabeção (aliás, ninguém seria levado a sério se não tivesse uma grande juba, mas sobre isso falaremos depois).

E meus senhores, se estes requisitos estiverem preenchidos, estaremos perante uma potentíssima balada dos 80s.

Já aqui apareceram alguns exemplos do que são baladas dos anos 80, tais como "The power of love", da Jennifer Rush, ou "Still loving you", dos Scorpions. Deixo mais uma para a lista: "Lover why", dos Century. E caramba, ainda hoje esta me provoca irritação nos ouvidos de tanto a ter ouvido. Não me entendam mal, esta é uma boa balada dos 80s, mas resvala para a caricatura. Tomem lá um bocadinho da letra e digam se não tenho razão.

A sign of time
I lost my life, forgot to die
Like any man, a frightened guy
I'm keeping memories inside
Of wounded love
Eu não disse?

Sem comentários:

Enviar um comentário