I just called to say I love you - Stevie Wonder


I just called Stevie Wonder
I Just Called to Say I Love You - Stevie Wonder. 1984 (edição portuguesa)

Stevie Wonder só telefonou para dizer I Love You. Não havia Facebook nos anos 80, senão a música era outra.

A 15 de agosto de 1985, a Universidade do Minho enviou o primeiro e-mail em Portugal. No ano anterior, 1984, Stevie Wonder telefonava para jurar amor eterno. Caso tivesse esperado alguns anos, poderia enviar um e-mail, ou falar pelo Skype. E com um pouco mais de tempo, poderia controlar a apaixonada no facebook, ver as suas atualizações de estado e percorrer  toda a sua timeline. Não lhe adiantaria, no entanto, e pelos motivos óbvios, recorrer à videochamada - embora talvez a amada tirasse algum partido da tecnologia. Resta-nos saber, todavia, se terá sido correspondido.
Longas semanas, talvez meses, foi o tempo que esta música levou a desaparecer das estações de rádio e da televisão. I Just Called To Say I love You invadiu por completo as ondas hertzianas dos anos 80. O filme ajudou. A música ajudou a que The Woman in Red (A dama de vermelho, no Brasil; A mulher de vermelho, em Portugal; La Fille en Rouge, em França), uma comédia fraquinha fraquinha, sobrevivesse nas salas de cinema. Vê-la é um tédio daqueles à antiga, um enjoo que nem com um Rennie se aguenta.
Stevie Wonder, que não é nada de modas, mas um artista intemporal, deixou aqui a sua marca. Falar de I Just called To Say I Love é falar da música dos anos 80 e dos tempos em que se namorava ao telefone. Sim, meus amigos, namorava-se ao telefone, espantemo-nos. Aquela coisa que está lá em casa, alapada no móvel do hall, morta, já teve utilidade. Stevie Wonder que o diga.

Sem comentários:

Enviar um comentário