Play that funky music - Vanilla Ice

vanilla ice play that funky music
Play  that funky music - Vanilla Ice. 1989

Vanilla Ice lançou "Play that funky music" em 1989. Música dos anos 80? Claro, o calendário não mente.

A esta altura do campeonato, ninguém duvida que o Vanilla Ice seja um imbecil, e como tal um bem indispensável na música dos anos 80. Ok, muito bem, de finais dos anos 80.
Isto é assim: na altura em que os anos 80 decorriam em todo o lado (ou pelo menos nos lugares que leem o meu calendário), a maltinha do lado de lá do oceano Atlântico, andava divertir-se, com o rap, o hip-hop e o funk e também metia umas guitarradas à maluca no heavy metal.
E, claro, sempre aparecerão no meio de qualquer movimento sociocultural (toma que este é palavrão técnico) os bufões, e que se põem a jeito para se tornarem bodes expiatórios - aquela gente a quem os entendidos podem apontar o dedo e dizer: "Estão a ver, este é um mau exemplo do que estou a discursar brilhantemente de forma eloquente, usando um vocabulário não só erudito como alternativo." Obviamente, estes maus exemplos ganham uma projeção inesperada, e à conta disso galgam fronteiras e instalam-se na cultura da época, ainda que por motivos avessos à primeva intenção (gosto de 'primeva', hei de usar mais vezes). Acontece que nós gostamos de diversidade, gostamos dos malucos, dos palermas, dos proscritos e de tudo o que é aleijão, a par daqueles de quem os experts dizem "Sim, senhor, que musicaça, pá! Manda aí uma bjeca, que isto é que é som", enquanto abanam a farta cabeleira atacada de calvície e espetam a unha do mindinho na orelha. Pois bem, meus senhores, eu sou um orgulhoso possuidor do vinil "To the extreme", do Vanilla Ice. E não me venham com merdas, para o bem e para o mal está ali um pedaço de história. Foi-me oferecido num aniversário, e raios partam isto, deixei o disco no carro do meu pai durante a canícula de agosto. Que aconteceu? Pois, ficou uma desgraça de torto, mais nenhuma agulha de gira-discos o ouviu depois disso. Dirão, e com toda a razão, "Pá, mas o álbum do Vannila Ice é de 1990". Pois é, o "To the extreme" é de 1990, portanto não devia estar aqui. E eu começo a chatear-me e ameaço com o vídeo do gajo, é que é já. Eu explico: o rapazola do corte de cabelo idiota e da roupa estúpida lançou, em 1989, o álbum "Hoocked". Como este não teve sucesso, pegaram nas mesmas músicas, mais coisinha menos coisinha, e lançaram "To the extreme", em 1990. Durante o ano de 1989, o Vanilla Ice lançou também o single "Play that funky music", com "Ice ice baby" no lado B - esta conhecem, não é?

E vem esta treta para dizer que vão ter de gramar com videoclipe do "Play that funk music", que é para se deixarem de merdas. E quem acha que isto não é música dos anos 80 (de finais dos anos 80, repito), vá queixar-se à ALMA80 (Associação de Legítimas Músicas dos Anos 80). Ainda hei pôr aqui os Nirvana e depois dizem "Ah e tal, isto é música dos anos 90". Vá, desandem.



Só mais duas coisas!

Primeira. O nosso Vanilla Ice estreou-se no cinema, em 1991, com Cool as Ice.

cool as ice vanilla ice
Cool as ice - 1991
Segunda.
Ouçam lá esta música de Wild Cherry, Play that funky music white boy, e vejam se conhecem alguma coisa. Pois. E é um grande som, não é? Não tem de quê.


Sem comentários:

Enviar um comentário